Coordenador : Jacqueline de Souza Gomes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396727.2206.217807.07112023
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Variado
Objetivo
1. Analisar caminhos teóricos a partir dos feminismos críticos e decoloniais que ajudem a refletir sobre as interferências de uma concepção de sujeito universal na consolidação do machismo, do capacitismo, da misoginia, etc. 2. Avaliar e organizar abordagens teóricas sobre os impactos que a categoria sujeito universal exerce sobre outros conceitos, como interseccionalidade, gênero, cuidado, deficiência, etc. 3. Contribuir com indicações de novos caminhos teóricos e metodológicos, defendendo o relacionamento entre os estudos feministas críticos e decoloniais e os estudos críticos da deficiência para o debate sobre a inclusão em educação.
Resumo
Pela lente dos estudos críticos feministas e decoloniais de Lorde, Collins, Curiel, Lugones, Oyewumi e Miñoso, problematizamos como o conceito de sujeito universal interfere em planejamentos de estudos, pesquisas e aulas que se desconectam da diversidade epistemológica das produções acadêmicas, ou seja, refletimos sobre o lócus de produção epistêmica de nossos planejamentos, sobretudo no ensino superior, ter se convertido numa representação de um tipo específico de norma, a chamada norma mítica por Audre Lorde. Em busca de uma perspectiva transgressora sobre a educação inclusiva à lu dos direitos humanos, apresentamos uma proposta metodológica que possa favorecer a produção e disseminação de conhecimentos considerando critérios diversificados de in/exclusão, como raça, gênero, deficiência e localização geográfica. Neste sentido, esta atividade extensionista investiga conceitos como o de gênero, cuidado, interseccionalidade, trabalho doméstico e outros que fundamentam nossa cultura patriarcal, misógina, machista, capacitista, etc.